SESI Dicas #02 - Exercícios contra o Estresse

Conheças 5 dicas de exercícios físicos para lidar melhor com o Estresse

22/03/202113:36- atualizado às 10:17 em 09/04/2021

 

A influencia da atividade física no combate e controle do estresse está mais do que comprovado pela ciência, porém muitos ainda não usufruem de seus benefícios pela inatividade física.

Muitas são as limitações que algumas pessoas em estágio inicial de estresse dão para não se tornarem ativos, como falta de tempo, pandemia, academias e parques inacessíveis e desmotivação. Porém, os quadros de estresse, quando não tratados, podem evoluir para problemas mais sérios de distúrbios emocionais como a depressão ou a síndrome de burnout (esgotamento relacionado ao trabalho).

A atividade física tem muitos benefícios para a população com problemas de estresse ou outros distúrbios emocionais mais graves já citados. Um dos benefícios está na liberação de hormônios do “bem-estar” (endorfina, dopamina, serotonina e ocitocina), que causam sensação de prazer, relaxamento muscular e alívio de tensão, conhecido também popularmente como os “hormônios da felicidade”.

Algumas dicas importantes para pessoas que querem combater o estresse ou que se encontram em quadros de estresse elevado, depressão ou até o Burnout:

  •  Busque manter-se ativo, mesmo que seja em sua casa: Hoje em dia, há inúmeras possibilidades de se movimentar e praticar atividade física sem material e com espaço reduzido;
  • Praticar atividade física na companhia de familiares/amigos: isso ajuda a fortalecendo os laços familiares e sociais. Com amigos e familiares distantes (em tempos de isolamento social), as tecnologias digitais e de vídeo chamada ajudam bastante, além de ser muito divertido e auxilia no compromisso um com o outro;
  • Escolha uma atividade física que lhe dê prazer e satisfação: fazer alguma prática que lhe proporcione bons sentimentos e emoções ajudará a manter o foco, desestressar e aumentar sua motivação;
  • Se não souber o que fazer, opte inicialmente por práticas relaxantes: atividades como Alongamento, Tai Chi Chuan, Yoga e muitas outras podem ser a chave para o equilíbrio emocional, aliviando a tensão e o estresse causados pelo momento (pandemia e isolamento), incertezas do cenário futuro e/ou sobrecarga de trabalho (Burbout);
  • Faça diariamente exercícios de respiração e/ou meditação: práticas respiratórias e meditativas acalmam nosso coração e mente, proporcionando sensações de paz, tranquilidade e serenidade, essenciais nos tempos em que estamos vivendo. São as possibilidades mais procuradas atualmente, inclusive em ambientes empresariais.

Portanto, quando abordamos prevenção e tratamento do estresse, independentemente da sua causa, a atividade física é uma das melhores intervenções não-medicamentosas indicada por todos os profissionais da saúde!

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